Afinal porque não vou receber reembolso do IRS?
Nos últimos meses de 2024, por decisão da Assembleia da República, houve um ajustamento nas taxas de retenção na fonte de IRS, da qual resultou um benefício para a generalidade dos trabalhadores em Portugal, que viram o seu salário liquido ser substancialmente aumentado.
O IRS retido no salário mensal, serve como antecipação do pagamento do IRS, para evitar que os contribuintes tenham uma desagradável surpresa quando fazem a sua declaração, entra abril e junho do ano seguinte.
Esse ajustamento feito nos meses finais de 2024, constou de uma redução nas taxas de retenção de IRS, vindo colmatar o excesso de retenção na fonte do imposto, excesso esse que só seria devolvido ao comtribuinte, no ano seguinte, após a declaração de IRS.
Isso explica porque muitos contribuintes estão a receber menos reembolso, ou até nenhum reembolso, quando estavam habituados a receber um valor bastante simpático que, muitas vezes, servia para colmatar as despesas das férias de verão.
Não há qualquer agravamento de imposto. A verdade é que deixam de receber, porque também não o tiveram que pagar.
Por isso, este ano não fiquem surpreendidos se o vosso reembolso for inferior ao que é habitual. Também não se surpreendam se não houver reembolso. Em alguns casos, podem até ter que pagar imposto.
Em caso de dúvida, contate o seu contabilista.
Deixe um comentário